sábado, 13 de junho de 2009

Diz a historia que no dia 13 de junho de...

1231 - Morre em Pádua/Padova (em Itália, aquela cidadezinha onde fui visitar o meu padrinho!), o Nosso querido Santo António (os italianos tem a mania de dizer que ele é dele, Santo António da Padova vejam bem!)
1654 - O Padre António Vieira (mas será que são todos António!?) prega o Sermão de Santo António aos peixes em Lisboa (sim aquele texto que mais cedo ou mais tarde todos nos estudamos no segundaria! Bha!), antes da viagem de regresso ao Brasil.
1888 - Nasceu o nosso ilustre Fernando Pessoa (finalmente um que não se chama António!)! Aquele rapaz marrado que tinha a mania que tinha varias personalidades! A quem lhe chame heterónimos, mas cá para mim ele tinha era dupla personalidade! Tripla neste caso! Era é esquisofrenico, bipolar(tripolar!) ou coisa que lhe valha! Quem é que tem gosto em chamar-se Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro Campos (os 2 últimos não são António mas reparem que também começam com "A"!)? Bem eu até acho uma certa piada ao senhor...
1893 - Diz que morreu o pai do Alberto, Álvaro, Ricardo... Fernando Pessoa!
1949 - Apesar de eu nunca o ter lido acho que é uma obra de referencia! Ora nesta data foi publicado o romance de ficção cientifica, "1984". Uma parábola sobre o estado tolitario dizem eles. Uma obra mega futurista para a altura digo eu! Nunca me ouviram dizer que 1985 era o ano da "melhor colheita" e 1984 o ano do "futuro"!?! Pois aqui esta a esplicação!
1958 - Morre o Grande Vasco Santana
1984 - Morre o Grande António Variações (mais um António!), com 39 anos coitadinho!
1990 - Começa a destruição oficial daquele que foi o "maldito" Murro de Berlim! O gajo era mesmo resistente, vejam bem que foi construído em 1961 e ainda estava de pé...
2005 - Mais uma morte... Desta vez é o Grande Poeta Eugénio de Andrade que nos deixa aos 82 anos

Sem comentários: