quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

O que pode simbolizar a minha Fénix!?!

Simbologia da Fénix na Wikipedia:
-A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim.
-Para os gregos, a Fénix por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da Fénix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza. -Os egípcios a tinham por "Benu" e estava sempre relacionada a estrela "Sótis", ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.
-Na China antiga a Fénix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência. Na sua plumagem, brilham as cinco cores sagradas.
-No ínicio da era Cristã esta ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou pela humanidade.








Fénix na Livro dos simbolos:
A fénix, segundo Heródoto ou Plutarco, é uma ave de origem etiope, de um esplendor sem igual, dotado de uma extraordinária longevidade, e que tem o poder, depois de se ter consumir pelo fogo,. de renascer das suas proprias cinzas. uando se aproxima a hora da sua morte, constrói um ninho de raminhos perfumados onde se consome no seu próprio calor. Os aspectos do simbolismo aparecem, pois, claramente: ressureição e imortalidade, emergência cíclica. Foi por isso que toda a Idade Média fez da fénix o simbolo da ressureição de Cristo, e por vezes também da Natureza divina sendo a natureza humana representada pelo pelicano.


A fénix é no antigo Egipto, um simbolo das revoluções solares, esta associada à cidade de Hiliopolis.(...)A fénix, dizem os Àrabes, não pode pousar senão na montanha de Qafm que é o pòlo, o centro do mundo.(...)


(...)Os Taoistas designam a fénix como o nome de "passaro de cinábrio", sendo o cinábrio o sulfereto vermelho de mercúrio. Alías, a fénix corresponde, ao Sul, ao Verão, ao fogo, à cor vermelha. O seu simbolismo está tmbém relacionado com o Sol a vida e a imortalidade. A fénix é a montada dos Imortais.(...)


A fénix macho é simbolo de felicidade; a fénix femea é o emblema da rainha, por aoposição ao dragão imperial. Fénix macho e femea são simultaneamente simbolos de união e de casamento feliz. Além disso, as fénix de Siao-che e Long-yu, quando manifestam a felicidade conjugal, conduzem os esposos ao paraíso dos Imortais.(...)


(...)A fénix evoca o fogo criador e destruidos, de onde surge o mundo e a onde voltará por fim; é como o substituto de Xiva e de Orfeu.


A fénix é um simbolo de ressurreição, que o defundo aguarda depois da pasagem das almas, se ele tiver cumprido devidamente os ritos e se a sua confissão negativa tiver sido julgada como verídica. O defundo torna-se ele próprio uma fénix. A fénix tem muitas vezes consigo uma estrela, para indicar a sua natureza celeste e a natureza da vida no outro mundo. A fénix é o nome grego do pássaro Bennou; figura na proa de muitas barcas sagradas, que vão desembocar no imenso reino da luz... simbolo da alma universal de Osiris que, de si mesma, se criará eternamente a si mesma, todo o tempo que durar o tempo da eternidade(CHAM, 78).


O pensamento ocidental latino viria a herdar o símbolo referente a fénix, ave fabulosa cujo protótipo egipcio, a ave Bennou, disfrutava de um prestígio extraordinario por causa das suas características. Para os cristãos, a fénix será considerada, a partir de Origenes, como uma ave sagrada e o símbolo de uma irresistivel vontade de sobreviver, bem como da ressurreição, triunfo da vida sobre a morte.




Simboliza o que raio eu quiser!
Tal como a Estrela, gosto e ponto final.
Se bem que esta pode ter um significado, sim e verdade...
A"união", "amizade", o"renascer", "subreviver"... "VOLTAR"! :)
Uma nova etapa da minha vida!
Acho que foi escolhida por isso mesmo.
Acreditar que temos sempre outra hipotese.
Recomeçar tudo de novo.
O zero!
Todos devia-mos de acreditar em algo.
Eu acredito.
Não sei bem em que...
Talvez em mim!
Pelo menos devia.
E tu também.
Acreditas em ti?
Em nos?

1 comentário:

kleyton disse...

oi meu nome é kleyton.
fiz uma tatoo de uma FENIX,pois não sabia o simbolo que a avi significava,pois procurei o significado dessa avi dai fiquei sabendo,gostei muito,se eu não mim arrependi,agora é que não mim arrependo mais.
mais ates de saber o que significava,pra mim ela vai continuar sendo,um bravo querreiro,que por se mesmo ainda continua umiude,e pulador de seus obstaculos.