quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Já esta nas minhas mãos... (parte II)

Como sabem, "já esta na/s minha/s mão/s (depende como seguro!) a E.P do AVANTE deste ano" (sim porque ainda tenho uma inteirinha do ano passado, era para ser uma prenda, mas a pessoa a quem era destinada acabou por não vir...!) e no meu coração (esse é só um, e!) uma ansiedade! Passo o ano a pensar: "Quando chega o 1º fim de semana de Setembro? Quando chega o AVANTE?" E quando chega a altura... Invade-me um vazio... É verdade. As coisas já não são como eram. Falta "aquele" espírito a que sempre fui habituada a viver no AVANTE! Talvez ele ainda exista, mas anda meio apagado... Um grupo de alentejanos a beberem uns copos e a comerem um pãozito acompanhado de chouriço ao som de umas cantorias... Avós, pais e filhos, tudo a curtir a mesma sinfonia... O convívio com o vizinho que não conhece-mos mas esta sentado no bocadinho de relva ao lado do nosso... Já pouco se vê disto, as pessoas estão cada vez mais metidas com elas mesmas. Era disto que eu gostava tanto no avante... Continua a acontecer momentos como estes mas já são raros... Ou então eu ando mesmo muito cega! Mas já a uns aninhos bem largos! Ou então... Perdeu o encanto para mim a partir do momento em que comecei a trabalhar lá. Mas acho que não é por ai. Sempre gostei de ver tudo desde o inicio da construção a demolição (mas essa parte nem falo que é deprimente, é sinal que acabou mesmo!), resumindo, a evolução da festa... Os tubos a subirem, as paredes a serem compostas e pintadas (ai tanta martelada no dedo que dei e tanta parede que pintei!), o teatro (AvanTeatro) a transformar-se, a exposição (Bienal e outras) a montarem-se... Talvez seja por já não ter ninguém que me acompanhe, que perceba esta minha devoção! E não estou a falar de politica. Se bem que confesso que já a alguns anos que vou assistir ao comício! É verdade! Estão a ver como as coisas mudam?! Lembro-me de em miúdita quando começava o comício as "lojas" fechavam todas, nem agua se vendia! Hoje em dia só fecha o barzinho ao pé do palco 25 de Abril (o principal), e é para não parecer mal pois fica ali mesmo ao lado! ... hum... Há! Estava a dizer que ia ver o comício. É verdade pois! Tenho varias motivações, 1º, são as melhores fotos possíveis de tirar (estou farta de chatear pessoas com esta teoria), as mais expressivas, bonitas... 2º, é a melhor Carvalhesa de toda a festa! A mais emotiva pelo menos, a que me faz mais sentido ouvir e claro, dançar! 3º, tal como a Carvalhesa que toca no final do comício, logo a seguir ao "Avante" e a "Internacional" (dispenso falar o "hino"... acho demasiado patriótico!)... aquilo emociona-me! Ver aquela gente toda unida por uma causa... Acreditam mesmo naquilo, mesmo sendo uma utopia. Sim porque convenha-mos, PCP no governo? Não é por ser PCP, pois diria o mesmo do BE! A questão é mesmo o pais medriuque em que vivemos. Ninguém vê um palmo a frente, e pior, ainda acreditam que os comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço e matam velhos com uma injecção atrás das orelhas! Mas deixemo-nos de politicas e voltemos ao AVANTE porque a coisas que não consigo mesmo explicar, e esta, assim como a emoção que sinto ao ver o comício e ao ouvir a Carvalhesa que passa no final deste... é uma delas! Vou andar por lá sozinha? Vai aparecer trabalho para mim a ultima da hora (o normal!)? Vou gostar (de certeza!)? Vou ficar desiludida (na!)? Duvidas e mais duvidas que vão persistir até ao ultimo dia da festa. Por vezes da-me umas amnésias e fico ali a curtir como se não houvesse amanha e como se nada disto estivesse a percorrer o meu cerberozinho... Até que... Puff! Acabou! "Para que pensas-te tu tanto nisto e não desfrutaste mais?" "Mas eu desfrutei, e muito! Sobretudo quando tive as amnésias! E foram muitas! No que é que eu estava mesmo a pensar?"... Apesar de tudo isto, nada me impede de chegar a Domingo com a lágrima no olho e na cabeça o pensamento, "Tem calma, para o ano a mais!"

Sem comentários: