domingo, 10 de setembro de 2006

Autismo

Andrea, Manu e Rita a fazerem de Peixinhos! O Luis a rir a plenos pulmoes, e o irmão de um dos meninos, o João, que apasar de não ser autista era hiperactivo!
Os mesmos personagens mas desta vez comigo presente e com o Ricardo, mais um menino.
Como diria alguém meu conhecido, "Back to Reality"! Após uma semaninha de desfora e mata saudades em Santarém, recebo um convite para ir para o CASCA cuidar de meninos autistas e com sindrome de... um nome esquesito que na realidade é uma variante de autismo, mas um pouco mais soft, no fundo são autistas que conseguem seguir uma vida quase normal. Mas também o que é a normalidade?
Ora portanto aceitei de bom grado adiando a minha viagem para Lagos de um fim de semana!
Os mesmos casmuros de sempre, prontos para mais uma aventura! Lá estavamos nos, Andrea, Rita e eu! Asustadora a visão visto que eramos só 5 pessoas e eles eram 15 crianças! Tendo em conta que no fim de semana feito anteriormente, havia um monitor ou mais por miudo e eram apenas 6 ou 7, levamos as mãos ao céu quando a Manu chegou e decidio ficar até domingo! Melhor assim!
Posso ainda dizer que me esqueci do bikini em casa e que o Luis me deu um ali do casca, vermelho, reduzido... Só coisas boas!
Foi um fim de semana sem duvida diferente!
No Sabado eram 6(literalmente) cães a um osso, todos vigiavamos e controlavamos todos. Claro que havia sempre um que estavamos mas atentos, no meu caso foi o Fernando(que por mais incrivel que possa parecer, tinha muitas semelhanças com o Fernandinhoi! Esse mesmo!). O moço não falava e cada vez que ia fazer alguma coisa trinha uma especi de aquecimento, ritual... Levava os pés a cara! Ou quando nos agarava com imensa forma nos braços, tendo eu consciencia que não era por mal, uma forma de comunicar, de dizer que estava ali! Ou ainda as suas constantes cuspidelas/babadelas para o chão, que eu evitava chamando por ele e distraindo-o! Adorei o miudo!
No domingo a coisa complicou-se! Eram menos miudos portanto cada um de nos ia ficar com um ou dois. O Luis Pedro(Chefinho) já me tinha dito quais eram os meus, que graças a deus apesar de serem dois eram bastante autonomos, quando me veio pedir para eu ficar com o Gustavo! O Manu disse- lhe que eram incompativeis... Eu lá troquei! Minha nossa senhora da abrotia! Se já tinha tido vontade de chorar no Sabado, no Domingo então! Claro que sei que o rapaz não fazia por mal, mas estando em plena adolescencia, 16 anos e hormonas aos saltos... Quando se levantou numa das enumeras vezes em que me punha a correr atras dele porque fugia... Estava com uma erecção! Santíssima! A minha sorte foi que ele depois sentou-se e ficou a dormir a manha toda junto a pescina... O pai tinha-lhe dado o remédio!
Os pais destes meninos tem todo o merito! Ter uma crianças assim é obra. Esta foi uma das vezes em que me pus a pensar que apesar da minha grande vontade de ser mãe e da dificuldade que eu sei que isso vai ser... Não era capaz de ter uma criança assim! O desgaste fisíco e mental que uma criança destas exige e muito grande, e eu já não sou lá muito boa da cabeça! É presiso muita coragem, que eu não sei se tinha ou tenho! Quer dizer, uma coisa é um fim de semana, que mesmo assim achei desgastante, outra e uma vida! E o que é feito destas crianças quando os país desaparecem?!
Fiquei de rastos! Completamente aluada! Tanto que depois de almoço quando os miudos(sim porque isto é uma doença que raramente atinge as mulheres!) começaram a ir embora, emquanto desmontavamos as tendas das colonias de verão do CASCA, eu estava a fazer nenhum! Sem contar que levei comigo para o centro sul a chave do quarto 19! O quarto das arrumações, que por sinal só tem mesmo aquela chave...
Enfim! As 17h30 lá estava eu a caminho de Lagos...

Sem comentários: