quarta-feira, 12 de março de 2008

Namastê

Fiquei curiosa sobra as origens desta palavra ultimamnete tão utilizada. Ela é em filmes, series, nick's... Fui investigar portanto ao meu querido "Wikipedia" e simplesmente, gostei! :)

Namastê ou Namaskar (नमस्ते [nʌmʌsˈteː] em Hindi, do Sânscrito (sandhi interno de namaḥ te)) é uma saudação usado no sul asiático, da mesma forma como "olá" ou "adeus" seriam usados em português. O significado, porém, é diferente.
Em sânscrito, na reflete uma simples negação. Maḥ refere-se ao ego. Portanto, namaḥ significa "obediência, saudação reverencial, adoração ao seu eu interior", mas não ao seu ego. Te é o
dativo do pronome pessoal
tvam, "tu". Uma tradução poderia ser: "uma saudação reverencial ao seu eu interior", ou "o deus que há em mim saúda o deus que há em ti".
A saudação é normalmente acompanhada por um gesto de reverência, com as palmas das mãos se tocando, na frente do peito.

É o encerramento onde você agradece ao outro pelos momentos vividos. Você junta as mãos e, olhando nos olhos do outro, diz NAMASTÊ, fazendo uma pequena flexão e, depois, abraça.
NAMASTÊ significa "O DIVINO EM MIM SAÚDA O DIVINO EM VOCÊ".

Por isso meus amigos, acho que vou acrescentar ao já habitual(as vezes:P lol) "Bem Haja", de que tanto gosto pelas belas recordações que este me traz, vou acrescentar ao meu repertorio "Namastê".
Portanto... Namastê para todos voces!